Livros: Resenha - Não Pare

Nome: Não Pare! - Não Pare! 1

Autora: FML Pepper

Editora: Auto-publicação na Amazon

Páginas: 318

Classificação: ★ ★ ★ ★ ★ | ♥
Sinopse: Uma vida normal e tranquila seria tudo que uma adolescente odiaria ter, certo? Não para Nina! Por que tinha que viver como uma nômade (ou fugitiva!), mudando de cidade ou país a cada piscar de olhos? Por que não podia saber nada sobre o paradeiro de seu pai? Por que sua mãe era tão neurótica e supersticiosa? Milhares de perguntas. Nenhuma resposta. O que significavam aqueles estranhos calafrios, acidentes e mortes que insistiam em acontecer ao seu redor? Teriam eles alguma ligação com o seu defeito de nascença? Ou seriam causados pelo selvagem bad boy de hipnotizantes olhos azuis-turquesa que costumava aparecer nos momentos mais assustadores? Nina jamais poderia imaginar que aquele garoto sombrio de corpo escultural e fisionomia atormentada lhe abriria os olhos para um universo paralelo. Só ele tinha as respostas para os seus mais íntimos questionamentos, mas cobraria um preço muito alto para fornecê-las: A vida dela!


"Você entregaria sua vida nas mãos da própria morte?"

É este o subtítulo que acompanha "Não Pare!", romance de estreia da carioca FML Pepper. Intrigante do início ao fim, ouso em dizer que foi um dos melhores sobrenaturais que já li. 

Coisas estranhas rodeiam a vida de Nina Scott, a começar por um defeito genético em suas pupilas, que são verticais e semelhantes às felinas. Sua mãe, uma renomada pesquisadora no ramo ocular, buscou por anos uma forma de esconder essa característica da filha, chegando à lentes de contato quase perfeitas. Além disso, Nina vive uma constante maré de azar, preocupando Stela. Sempre que algo de estranho acontece, Stela busca mudar-se para um lugar distante com a filha.

Prestes a completar 17 anos, Nina não acredita mais nas desculpas da mãe. A vida de quase-nômade nunca foi prazerosa para a garota, que não tinha amigos e sequer tinha beijado alguém. Após sofrer um leve acidente em Amsterdã, sua mãe decide que novamente viajarão a outro país e cede às vontades da filha: desta vez, ficariam para valer. Nova York seria um lar para as duas.

Ao chegar à Cidade dos Sonhos, Nina não perde tempo: matricula-se na escola, procura um emprego e logo faz alguns amigos. Entre eles, Kevin chama sua atenção, fazendo seu coração esquentar pela primeira vez. Mal sabia, porém, que algo maior estava por vir. Algo que levaria seus instintos ao máximo.

"Meu coração, no entanto, oscilava entre o certo e o errado, o morno e o ardente. Kevin era gentil, agradável. Richard me queimava."

Escrever sobre "Não Pare!" foi difícil para mim. Iniciei a mesma resenha inúmeras vezes, visto que o li há pouco mais de uma semana. Os adjetivos me faltaram em todas as tentativas de buscá-los. Se há uma palavra que eu possa usar para defini-lo, está entre "uau!" e "caramba!". Ainda não me decidi

Conheci o trabalho da FML Pepper na Bienal do Rio, em 2013. Estávamos eu e uma amiga na fila de uma sessão de autógrafos, quando recebemos um folheto sobre o livro e um bottom. Na época, confesso que não fiquei animado para lê-lo. Mal sabia a história que estava perdendo.

Apesar de equilibrar-se em alguns clichês adolescentes, "Não Pare!" diferencia-se pela agilidade com que a história é contada. Graças à escrita envolvente, os capítulos voaram em minhas mãos. Dormi por três dias pensando no que aconteceria em seguida.

Sem sombra de dúvidas, o ponto forte do livro está na construção dos personagens. A autora desenvolveu personalidades muito fortes para os protagonistas, que mostram nuances complexas e apaixonantes. Os diálogos são muito gostosos e passados com naturalidade ao leitor.

Por sua vez, o conteúdo sobrenatural do livro não deixa a desejar. Criando um universo fascinante e inovador, Pepper me introduziu à criaturas que eu ainda não conhecia. Tudo é muito bem explicado, sem deixar dúvidas no decorrer da leitura.

Fui surpreendido por um final arrebatador, que me deixou muito ansioso para "Não Olhe!", sua continuação. Agradeço à assessoria e a própria autora por me proporcionarem esta leitura de qualidade impecável. Pude ver que FML Pepper é realmente uma promessa nacional.

"Infelizmente, as rosas são frágeis e egoístas. Cobram um preço muito alto se quisermos a sua companhia: poucas horas para termos o prazer de observar a sua beleza exuberante e muitos dias acompanhando sua deterioração."


0 comentários:

Postar um comentário

Nos diga o que achou do post! Caso participe de um blog ou site, deixe o link no fim do comentário para que possamos visitá-lo.

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos